quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Jornal O Litoral - 2ª Edição de Outubro de 2014

















Direitos Autorais: Jornal O Litoral - RN

Só festa, mas tem preocupação também...



COMEMORAÇÃO
Festa de comemoração pela vitória do candidato ao Governo do RN Róbson Faria – PSD em Ceará Mirim ontem foi bastante concorrida. Caravanas de vários municípios da região do Mato Grande se fizeram presente. Maxaranguape, Rio do Fogo, Taipú, João Câmara...
Cada uma das caravanas com os seus respectivos prováveis candidatos a Prefeito em 2016. Todos foram recepcionados pelo anfitrião do evento presidente do PSD de Ceará Mirim, ex-vereador Júlio Cesar.

O VELHO NOVO E O NOVO VELHO
Enquanto ouvi declarações do Presidente do PSD do verde vale Júlio Cesar em programa de rádio ontem, dizendo que é ‘apenas um soldado de um grupo político que saiu fortalecido desta eleição’, à noite ouvia de um provável candidato em 2016 exatamente o contrário. ‘Vou fechar as portas de tudo pra eles’, disse. Espero que nesse antagonismo prevaleça a ideia de Júlio, de agregar, unir e buscar uma alternativa de governo que avance e vise à participação da sociedade nas decisões. Que seja um facilitador das ‘coisas’ do futuro governo para o seu município.

APITO FINAL
Quem aderiu à candidatura Róbson Faria aos 45 do segundo tempo da prorrogação foi o Presidente do PSB de Maxaranguape Toinho Costa. Toinho que tem hipotecado apoio ao nome do empresário Luiz Eduardo à sucessão de Neidinha permanece firme no propósito. Também presente o ex-vice-prefeito de Amaro, Evânio Pedro, vereador Crizaldo, ex-vereador Edmilson Oliveira entre outras lideranças.

OPOSIÇÃO MAIS FORTE
De Rio do Fogo esteve presente o ex-vice-prefeito Damião Gomes, ex-vereadora Lucinha e outras lideranças. Segundo Damião, diferença entre Henrique e Róbson foi diminuída no segundo turno. Para Damião, bloco de oposição em Rio do Fogo saiu fortalecido para 2016. A ex-vereadora Carla e seu marido, vereador Nédre também estavam presente.

CEI
A provável Comissão Especial de Inquérito – CEI que maioria dos vereadores de Pureza quer abrir para apurar possíveis irregularidades na administração petista de Maria do Sindicato toma ‘corpo’ e apoio popular. Esse é um processo complexo que precisa de provas irrefutáveis. Provas materiais. Tem gente dizendo que há, e muita. Vamos aguardar o resultado desse imbróglio. 

Lucena vai pedir cassação de Eleika Bezerra por comentário sobre NE no Facebook

 Petista ingressará com representação na Justiça Federal contra comentário “separatista e discriminatório” da vereadora do PSDC

O comentário no Facebook da vereadora Eleika Bezerra, do PSDC, sobre os nordestinos, continua rendendo polêmica. Nesta terça-feira, durante a sessão da Câmara Municipal de Natal, o vereador Fernando Lucena, do PT, afirmou que vai fazer uma representação junto à Justiça Federal contra a parlamentar, argumentando que ela cometeu crime contra a União com o comentário que, para ele, foi discriminatório e separatista.
“Estou entrando com uma representação na Justiça Federal e ser for acatada solicitarei a cassação da vereadora na Comissão de Ética da Câmara Municipal de Natal”, disse Fernando Lucena, ressaltando: “todos somos brasileiros e não se pode querer separar preto de branco, pobre de rico. Não é porque venceu ou perdeu a eleição vai se pregar o separatismo. Quem não gosta do Brasil é melhor se mudar”.
O comentário e a representação feitos por Lucena foi consequência da postagem da professora Eleika no perfil pessoal dela no Facebook. Na postagem, Eleika colocou a imagem mostrando o mapa do Brasil, dividido entre os estados onde Dilma Rousseff (PT) teve maioria de votos e os em que Aécio Neves (PSDB) havia vencido. Os locais de vitória petistas foram chamados de “Nova Cuba”. O Brasil ficaria sendo os demais estados, com exceção de Minas Gerais, “implodido para a construção de um lago”. Fonte: JH

Deputado eleito é condenado na Câmara Criminal do TJ
O ex-prefeito de Goianinha Rudson Lisboa, o Disson (PSD), corre o risco de não ser diplomado como deputado estadual. Eleito no pleito de 5 de outubro, o político foi condenado ontem pela Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Ele responde a processo de improbidade administrativa por suposta dispensa irregular de licitação, durante o segundo mandato como prefeito de Goianinha (quando governou de 2005 a 2008).
Na condenação imposta pela Câmara ainda cabe recurso ao plenário do Tribunal. No entanto, se a decisão for mantida, o deputado eleito terá a inelegibilidade decretada e poderá não ser diplomado.

Pela Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº. 135 de 2010), são considerados inelegíveis (ou fichas sujas) os candidatos que forem condenados, entre outras práticas, por crimes contra a administração pública e o patrimônio público, desde que a decisão tenha transitado em julgado (quando não cabe mais recurso) ou proferida por órgão colegiado. Na decisão contra Disson, ainda há a possibilidade de revisão pelo próprio Tribunal de Justiça.

Na decisão da Câmara Criminal que manteve a condenação de Disson, o desembargador Glauber Rêgo foi voto vencido. O prazo para o recurso é de 10 dias, contados de ontem. Fonte: JH

DO BLOG: Caso hipótese de perda do mandato do ex-prefeito seja definitiva, assumirá cadeira na Assembleia Legislativa do RN primeiro suplente da coligação do governador Róbson Faria, Major Fernandes.
PF investiga indícios de lavagem de dinheiro pelo ex-presidente do Alecrim
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (30), a “Operação Godfather” visando apurar crimes de lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, crimes tributários e formação de quadrilha atribuído a uma empresa do ramo imobiliário que patrocinava uma agremiação futebolística em Natal e outra na Itália. O principal investigado é o empresário Anthony Armstrong, ex-presidente do Alecrim Futebol Clube e proprietário de um clube na cidade de Monza, na Itália.
As investigações tiveram início em agosto deste ano após informações do Conselho de Controle de Atividades Financeiras- COAF, de que havia um esquema de lavagem de dinheiro através do qual uma suposta quadrilha com sede na capital potiguar, captava recursos de particulares no exterior com promessa de ganhos na ordem de 12 a 20% ao ano, sendo que o investimento nunca era devolvido. Fonte: TN
 

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Vida que segue...



CEARÁ-MIRIM
DISTRITO DE PONTA DO MATO TAMBÉM VAI GANHAR SUA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
Os moradores da comunidade rural de Ponta do Mato estão comemorando.
A Prefeitura de Ceará-Mirim está iniciando a obra de construção da Unidade Básica de Saúde da localidade, uma vez que, a atual UBS do distrito, funciona em prédio alugado.
A Construtora Leon Souza Ltda., ganhadora do processo licitatório já está fazendo a terraplenagem do terreno, encostando o material, e nos próximos dias o Prefeito Antônio Peixoto estará fazendo o lançamento da pedra fundamental da obra.
A nova UBS de Ponta do Mato terá ótima infraestrutura e equipe médica qualificada para oferecer atendimento de qualidade à população, além de ampliar a oferta de serviços da Atenção Básica na comunidade.
A obra está sendo custeada com recursos da ordem de R$ 426.368,98 (Quatrocentos e vinte e seis mil, trezentos e sessenta e oito reais e noventa e oito centavos), através de parceria do Ministério da Saúde com a Prefeitura de Ceará-Mirim, por meio do Fundo Municipal de Saúde, com contrapartida do município.
O prefeito Antônio Peixoto, afirmou que os investimentos feitos na área da saúde pública do município estão surtindo efeitos mais do que positivos, e não irão parar por aí. "O que estamos fazendo é investir na melhoria da qualidade de vida de cada cidadão cearamirinense", disse o prefeito.
Outras quatro unidades já tiveram suas obras iniciadas: Distrito de Riachão; Muriu, bairro Planalto; bairro Bela Vista, e agora o distrito de Ponta do Mato, num total de 07, faltando ser iniciadas as obras das unidades dos bairros Vale do Amanhecer e São Geraldo.
Cada unidade tem um prazo de 150 dias para ser concluída.
Além das 07 unidades que estão sendo construídas em parceria com o Governo Federal, a Prefeitura de Ceará-Mirim também está construindo outras duas UBS nas comunidades rurais de Lagoa Grande e Raposa, em parceria com empresários locais.
Outros 15 Postos de Saúde já passaram recentemente por processo de reforma, ampliação, reconstrução e modernização, ganhando inclusive, novos e modernos gabinetes odontológicos.
De acordo com Elaine Bezerra, secretária de saúde do município, tudo isso só está sendo possível, porque Ceará-Mirim conta com um prefeito determinado, corajoso, que trabalha com planejamento e tem como meta transformar para bem melhor a saúde em todo o município.
Cada unidade contará em sua estrutura com recepção, um consultório médico, um consultório de enfermagem, um consultório odontológico, copa, sala de vacinação, sala de inalação, banheiros adequados e higienizados, espaço para múltiplas atividades, onde serão realizadas palestras, cursos e reuniões de trabalho.
Além de uma equipe composta por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, dentista, um auxiliar de saúde bucal e agentes de saúde.
O prefeito Antônio Peixoto, ressalta a importância da construção das Unidades Básicas de Saúde, e deixa claro que continuará a buscar recursos junto ao Governo Federal, até o último dia de sua gestão, não apenas para melhorias da saúde, mas também para as outras áreas da administração, oferecendo dessa forma, uma melhor qualidade de vida para a população cearamirinense.
-----
Cordialmente,
Prefeitura de Ceará-Mirim

Secretaria Municipal de Gabinete Civil

Diretoria de Comunicação Social

Jorge Moreira

2374-2557 / 9139-7320

Prefeito de Ceará-Mirim tem contas rejeitadas pelo TCE

28 de outubro de 2014 por annaruth
A inexistência de comprovação da destinação do montante de R$ 367.988,34 e a ausência de publicação da minuta do convênio levou a conselheira Adélia Sales a considerar irregulares as contas do prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Marcos de Abreu Peixoto.
O processo, referente ao convênio n° 056/2010-SIN, celebrado entre a Secretaria de Infraestrutura e a prefeitura de Ceará-Mirim, destinava-se a execução de obras de engenharia. O voto foi pela restituição do valor apurado, além da remessa do processo ao Ministério Público Estadual para apuração de possíveis ilícitos penais e/ou atos de improbidade administrativa.
Fátima Bezerra afirma que Robinson Faria vai receber ajuda do Governo Dilma
Senadora eleita promete interceder junto à gestão petista para trazer recursos para o governo do PSD

Alex Viana

Repórter de Política
A senadora eleita Fátima Bezerra (PT) afirmou que, como representante do Estado no Senado, irá interceder junto ao governo federal para articular parcerias com o governo Robinson Faria (PSD). Prometendo ser uma senadora incansável na defesa do Estado em Brasília, a petista pretende ainda ampliar a atuação do campo exclusivo da Educação, para atuar também nas áreas de Segurança e Saúde.
“Também estarei à disposição do nosso governador Robinson para, no Senado, interceder junto ao governo Dilma e articular parcerias que resultem na melhoria das condições de vida do povo potiguar. Meu propósito é o de sempre, o de somar esforços e contribuir com muito trabalho para que o nosso Estado viva cada vez mais dias melhores”, afirmou a petista esta manhã, em entrevista a O Jornal de Hoje.
Ao avaliar o resultado das urnas, a senadora eleita disse que as vitórias da presidenta Dilma Rousseff e do governador Robinson Faria revelam o sentimento dos brasileiros de avançar ainda mais no País e, no caso dos potiguares, de fazer com que o Estado entre no trilho do desenvolvimento nacional.
“A maioria dos brasileiros disse sim ao projeto de desenvolvimento econômico sustentável, com inclusão social, geração de empregos, distribuição de renda e defesa dos interesses nacionais, ocorrido nos últimos 12 anos”, disse a petista.

Homem mata outro com seis tiros de revólver, após discutir em bar por conta de eleição no Rio Grande do Norte

Homem foi morto no município de São Francisco do Oeste e moradores estão chocados com o crime

Uma das marcas das eleições 2014 foram os ânimos exaltados que tomaram conta das redes sociais durante todo o pleito encerrado no último domingo (26). Porém, no Rio Grande do Norte, a disputa ultrapassou as barreiras da internet e terminou em tragédia nesta segunda (27). No interior do Estado, um homem foi morto depois de uma discussão sobre política.
O crime aconteceu dentro de um bar na cidade de São Francisco do Oeste, na região Oeste do RN. Segundo informações passadas para a Polícia Militar por testemunhas, Francisco Manoel da Silva, de 40 anos, estava bebendo no local com um primo. Um outro homem que também estava no bar começou a discutir com o primo da vítima por causa do resultado das eleições. Os dois começaram a brigar e nesse momento Francisco tentou separar a confusão, mas também perdeu a cabeça e deu um soco no homem.
Após as agressões, o primo de Francisco e o homem com quem brigou foram embora. Francisco, porém, preferiu permanecer no local. Pouco mais de uma hora depois, o suspeito voltou armado e disparou seis vezes contra Francisco. Os tiros acertaram a cabeça, peito e braço de Francisco. Após a chegada da polícia militar local, a vítima foi conduzida ainda com vida por uma ambulância para o Hospital Regional da cidade de Pau dos Ferros. Entretanto, quando estava sendo transferido para a cidade de Natal/RN, a vítima veio a óbito nas proximidades da cidade de Assú/RN.

Henrique Alves descarta ministério: “Vou experimentar ser político e empresário”

 Peemedebista confirma que ficou “incomodado” com participação de Lula na campanha de Robinson Faria

Após 44 anos na Câmara Federal (sendo os dois últimos como presidente da Casa Legislativa), Henrique Eduardo Alves, do PMDB, negou que deverá assumir algum ministério no segundo mandato de Dilma Rousseff, do PT, na Presidência da República. Segundo o ainda deputado federal (fica na condição até fevereiro), a intenção é cuidar das empresas da família e tentar circular mais pelo Rio Grande do Norte, Estado que ele ficou longe, justamente, devido ao trabalho em Brasília.
“Vou experimentar um pouco ser político e empresário. Vou fazer um pouco dos dois”, afirmou Henrique Alves em entrevista ao portal de notícias UOL. A possibilidade do presidente da Câmara Federal assumir um ministério no Governo Federal vem sendo levantada desde o domingo, quando ele foi derrotado por Robinson Faria (PSD) na disputa pelo Governo do Estado.
Contudo, essa hipótese ganhou mais força quando o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho (PMDB), anunciou que deixaria o cargo no próximo ano. Primo de Henrique, a saída de Garibaldi abriria espaço para uma nomeação do ex-candidato ao Governo, que ainda é bem visto e exerce forte liderança entre os peemedebistas, partido que divide com o PT a gestão federal.

Dilma vence nas 167 cidades do RN

Repetindo o bom desempenho verificado no primeiro turno da eleição presidencial, a candidata do PT, Dilma Rousseff, que venceu em 15 estados do país, também venceu em todos os municípios do Rio Grande do Norte, com uma maioria de 685 mil votos sobre o adversário Aécio Neves. Ela obteve 1.201.576 votos, o que representa 69,96% dos votos válidos. Aécio teve 516.011 (30,04%), segundo o Tribunal Regional Eleitoral.

O RN foi um dos poucos estados brasileiros onde a presidente conseguiu vitória nos grandes, médios e pequenos municípios e com diferença substancial. Isso pode ser atribuído aos programas sociais, como o Bolsa Família, que beneficia mais de 300 mil pessoas no Estado, e ao Minha Casa, que já entregou mais de 10 mil imóveis para famílias de baixa renda.

A vitória da petista foi mais expressiva nos municípios de pequeno porte, onde os programas tem maior impacto na vida das famílias e na economia local. Em Natal, o placar foi de 222.585 (58,08%) a 160.678 (41,92%). Em Mossoró, segundo colégio eleitoral, a votação dela foi bem maior: 68,96 dos votos válidos.

Assista aos programas Da Redação disponibilizados no 
blog do Iran e em youtube.com/tvdaredacao!!!


FAÇA A FESTA
 Olha, vai aqui uma observação, apenas uma observação. As redes sociais estão cheias de alegrias dos que foram vitoriosos no pleito eleitoral. Salutar, tem mesmo que comemorar e vibrar, é bom ganhar. Entretanto, tem também os que amargam o sabor da derrota – devem ter tirado alguma llição, faz parte do jogo democrático. As vezes há um certo excesso nas comemorações, natural do clima, porém, se tem como limitar os excessos, a civilidade agradece. O tempo é o senhor de tudo. É a vida, uns ganham outros perdem... Não pode deixar que as amizades se percam em razão de uma simples comemoração. Diz a velha máxima: “Um dia é da caça outro do caçador”. Mas imagina o outro lado tendo ganhado!!! Viva a democracia. 2016 em foco, na ordem do dia.