sexta-feira, 31 de julho de 2015

Sexta feira, 'vida que segue'...



ANTES COMO ‘QUARTEL DE ABRANTS’
Passada as comemorações dos 157 anos de emancipação política do Ceará Mirim, volta o curso normal leito do Rio Ceará Mirim. nesta sexta feira, 31, ponto facultativo nas repartições públicas do Município. Funciona apenas os serviços essenciais, tipo, hospital...

LUTO
O Presidente e liderança comunitária de Ceará Mirim, mais especificamente, do bairro Santa Águeda, Ivo Aquino, será sepultado nesta seta, 31. Ivinho, como também era conhecido, faleceu ontem pela manhã. Nosso pesar e, que Deus conforte toda família.

NOVA EMPREITADA
O blog registra a troca entre auxiliares do governo Robson Faria. O cearamirinense Júlio Cesar, que iniciou no governo na Casa Civil, foi para a empresa que administra os passivos do governo, agora é nomeado Diretor Presidente do DETRAN. Sucesso ao conterrâneo nessa nova empreitada.

PAVIMENTANDO
Nas comemorações alusivas aos 157 anos de emancipação política do Ceará Mirim, nas inaugurações de calçamento e posto de saúde pelo Prefeito Antônio Peixoto, segundo um ‘Observador’ da cena política do vale verde, destaque foi a presença do vereador Presidente da Câmara Municipal, Renato Martins.

CONCORRIDA
A Audiência Pública realizada pela câmara municipal de Ceará Mirim, proposta pelo vereador Presidente Renato Martins, para discutir alternativas e experiências exitosas em outros Estados, no setor canavieiro, foi bastante concorrida. A experiência do cooperativismo foi o ‘modelo’ encontrado em Pernambuco e na Paraíba para revitalizar o setor.

CONCORRIDA II
Diga-se concorrida pelos segmentos envolvidos do setor presente. Instituições financeiras, sindicatos, empresários, enfim, classe política, todos com o mesmo pensamento de revitalizar setor da cana de açúcar do Ceará Mirim. Algumas pessoas não acreditam nessa hipótese. Todavia, caso se queira voltar à prática de uma vocação que foi natural, esperar efeito dessa audiência que, por si só, teve apenas o papel de abrir a discussão. O tema será discutido em outra audiência pública, agora em nível estadual, logo que a Assembleia Legislativa volte do recesso.  Os vereadores cumpriram uma de suas atribuições.

EXPECTATIVA
Agosto promete no setor de radiodifusão do Ceará Mirim. As emissoras que estão para ser instaladas na cidade, segundo informações chegadas ao blog, processo já iniciou. Será uma comunitária e uma comercial. Chegada de novos veículos de comunicação ao Ceará Mirim, bom para o comércio local e regional, e, para profissionais do setor.

MAR DE LAMA
O clima de incertezas que paira sobre o País, nessa crise política, econômica e moral, tem deixado todos, pelo menos os de bom senso, com uma certeza. Surgirá um novo Brasil depois de todas as investigações e punições. Isso é que sociedade espera e deseja. Evidente que tem os oportunistas que são da teoria do ‘quanto pior melhor’.

DEMOCRACIA SOLIDIFICADA
Esse seja, talvez, o maior teste para nossa democracia, ainda jovem. As instituições democráticas, conquistadas a duras penas, sairão muito mais fortalecidas. Agora, ‘nadica de nada’ de deixar de apurar e punir todos os envolvidos nessas operações, em todos os níveis de Governos e instancias de poder. Não tem como esperar diferente dos responsáveis pela Justiça do País. Depois do exemplo do Ministro Joaquim Barbosa e, agora, do Juiz Federal Sergio Moro, espera-se que não se jogue absolutamente nada para debaixo do tapete. Por falar em debaixo do tapete, se dizia que antes o País tinha um ‘Engavetador’, hoje tem o Procurador.

POLÍCIA FEDERAL NA ÁREA


Mês de julho não será de boas lembranças para Maxaranguape. Operação Azius, desencadeada Polícia Federal, foi ao Município cumprindo mandado de busca e apreensão. Foco foi a Secretaria Municipal de Assistência Social. Investigação dão conta de desvio nos programas do Governo Federal – Bolsa Família e Pet. A servidora Janaina Miolo, como é conhecida, foi levada a sede da superintendência da PF para prestar esclarecimentos.

 

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Ótima semana!!!



CEARÁ MIRIM - 157 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

CHAMA APAGADA, PODERÁ ACENDER!!
Semana começa com atividade política chamando a atenção dos observadores. Em audiência pública, realizada nessa segunda feira, 27, na câmara municipal de Ceará Mirim, proposta pelo Presidente Renato Martins, vários segmentos estiveram presente para discutir caminhos para volta da atividade canavieira no Município.
 Convidados de Pernambuco, Paraíba e de vários segmentos relacionados, marcaram presença e falaram da expectativa de vê setor açucareiro reativado no verde vale.
O caminho é longo, árduo, alguns acreditam e visualizam possibilidade da cultura da cana de açúcar voltar ser principal atividade econômica do ceará Mirim, outros acham que é ‘apenas muito lero’, conversa para alguns momentos de fama.
Bem, a sorte está lançada, a tentativa está em curso, resta saber se há vontade dos principais atores do negócio, M. Dias, Geraldo Melo, Justiça, enfim, todos que têm interesse em defender seu capital e minimizar seus prejuízos. 
Para sucesso dessa ação, precisa compreender que não será fácil, entretanto, recuperar todo esse ‘monumento’ será tarefa de ‘gigantes’. Sucesso!!!  

DOMINGO DE ESPIRITUALIDADE
A Associação dos Jovens da Seicho Noie do Brasil – AJSI realizou nesse domingo, 26, no Teatro Riachuelo, Natal, durante todo o dia, a 60ª Convenção Nacional dos Jovens da Seicho Noie do Brasil. Com o tema principal – ‘Quando o Jovem Mudarem, o Mundo se Transformará’.
Momento foi de muita reflexão, palestras e apresentações culturais. Tudo enaltecendo o ser humano, principalmente o jovem. Delegações dos estados da Paraíba, Pernambuco e Bahia, além da delação do RN, lotaram as dependências do Riachuelo. 

A Litoral FM 87, Maracajaú, cobriu evento 
com flashes ao vivo.
O Jubileu de Diamante foi comemorado em grande estilo. Em 2016, convenção acontecerá no estado da Bahia.

CRIME AMBIENTAL: DE QUEM É A RESPONSABILIDADE?
Nesse período chuvoso, onde a exuberância do verde da natureza aflora em todas as regiões, qualquer contraste ou agressão ao meio ambiente, é perceptível. 
 Na RN que liga Ceará Mirim ao município de Touros, próximo a antiga entrada para Rio do Fogo, estado de agressão ao meio ambiente é flagrante. Um verdadeiro lixão à margem da RN, com urubus, comunidade de catadores e, pasmem os senhores e autoridades, máquinas trabalhando na colaboração à agressão a meio ambiente.
O Ministério Público que cuida na preservação do Meio Ambiente, certamente não conhece tal absurdo!

PREFEITURA DE PUREZA REALIZA AÇÃO DE CIDADANIA
A Prefeitura municipal de Pureza, através da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria de Assistência Social, realizou nessa segunda feira, 27, no distrito de Cana Brava, ‘Ação de Cidadania’ com atendimento de várias ações.

 Palestra, aplicação de flúor, cadastro na Farmácia Popular, atendimento médico, distribuição de kit odontológico para as crianças foram algumas das atividades desenvolvidas. Também aconteceu orientação com o Orientador Físico.
A Prefeita Edilma Lima prestigiou ação e visitou escola e Peti. Prestigiou evento as secretárias de Saúde, Malu Queiroz, idealizadora da ação; secretária de Assistência Social Michally, Secretários de Finanças e Administração, Ricardo Brito e Naldo, espectivamente, além, da vereadora Patrícia Brito e do vereador Luiz Joventino. 
População aprovou ação e, segundo uma da senhoras presente, ‘espero que a Prefeitura venha outras vezes, foi muito bom pra gente’, disse.

FELICITAÇÕES 
Os parabéns hoje, para o Secretário Municipal de Finanças de Pureza, Ricardo Brito, que reuniu amigos e familiares para confraternizar-se pela data. Aos pais, dona Dorinha e Seu Manoel, os primos e tios, uma festa simples, porém, com bastante emoção1

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Sexta feira....

CEARA MIRIM - 157 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA


LANÇAMENTO...
 Livro: “O Morro pede Passagem” entrelaça o trabalho e a vida de padre Sabino com a comunidade inteira do  bairro de Mãe Luíza
Mãe Luíza tem um marco divisório de antes e depois da presença do padre Sabino Gentili, que se mudou para a comunidade nos anos 1980, lá permanecendo até 2006, quando veio a falecer precocemente, com pouco mais de 60 anos em sua terra-natal. O livro, "O Morro pede passagem: Educação libertadora em Mãe Luisa" escrito por Aparecida Fernandes - editado pelo Caravela Selo Cultural, com o apoio da Biblioteca Nacional e a Secretaria de Lsua metologia de ação, educacional e social, uma vez que foi através do Centro Social Pastoral Nossa Senhora da Conceição, criado por ele, que se deu início à articulação de forma permanente, ações de inclusão social, mobilização comunitária e educação naquela comunidade. Os interessados em conhecer a trajetória desse religioso que mudou o panorama de toda uma comunidade - antes estigmatizada e que só figurava nas notícias nas páginas policiais - o lançamento será nessa sexta-feira, 24 de julho de 2015, na Galeria de Arte do IFRN da Cidade Alta, com participação musical de Carlos Zens. Vendido ao preço de R$ 50, parte da renda da venda dos livros será destinada ao Centro de Convivência de Idosos Espaço Solidário (fundado pelo Pe. Sabino). O livro foi originado da tese de Doutorado de Aparecida Fernandes, na UFRN.

FOLHA ONLINE

 Ministros do governo e assessor de Lula adotam discurso conciliador.

DO BLOG: Todos reconhecem situação em que o país se encontra. Ruptura democrática é o que todos não deseja. Apuração dos atos ilícitos pela Polícia Federal, deve continuar doa em quem doer! Momento é único para que frase pragmática do apresentador Boris Casoy – “ Isto é uma vergonha’, seja levada a efeito.
Agora, se é verdade que a Presidenta Dilma sinaliza para um encontro com os ex-presidentes Lula e Fernando Henrique, não deve ser encarado como “acordão’; salvar e tirar o Brasil da crise(econômica, política e moral) em que se encontra para os que têm bom senso, é fundamental. 

Gincana Escolar de Ceará Mirim atinge objetivos e foi sucesso
 O evento que é tradição no meio estudantil do município, alcançou um grande publico em suas finais realizadas na ultima quinta feira (23) no ginásio de esportes Aderson Eloy de Almeida, com as modalidades de futsal, atletismo, basquete e handebol.

as competições tiveram inicio na segunda feira, (20), e foram bastante movimentadas durante toda a semana com a presença dos pais de alunos e do publico em geral.

As Gincanas escolares tiveram como objetivo central a integração entre alunos da rede municipal, estadual e particular, a equipe organizadora se preocupou com todos os detalhes, de acordo com a Secretaria Carol Lima, o evento cumpriu seu papel, no ato da entrega de medalhas as escolas participantes ela aproveitou para agradecer a todos que se empenharam e deram a sua participação na organização da gincana, bem como, os professores que fizeram parte de cada equipe, e também parabenizou a imensa participação dos torcedores de cada escola.

O evento anual é uma realização da Prefeitura de Ceará Mirim através da Secretária Municipal da juventude, Esporte Cultura e Lazer, e secretária Municipal de educação.

Prefeitura de Ceará-Mirim investe em medidas para conscientizar cidadãos 
 Segundo estabelece o Código Brasileiro de Trânsito (CBT), a educação para o trânsito é direito de todos.  Em Ceará-Mirim, a Prefeitura vem desenvolvendo políticas de educação e segurança no trânsito para diversas faixas etárias e seguimentos da sociedade.
As atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte – Comutran, objetivam melhorar a qualidade do tráfego de veículos e pedestres e incentiva a reflexão das pessoas quanto a conduta no trânsito, observando que esse espaço é público e é importante adotar posturas que resultem em uma convivência saudável.
No último dia (17), a coordenadoria promoveu uma grande mobilização em parceria com o DETRAN/RN, Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, além dos agentes de trânsito da Comutran, no sentido de alertar a sociedade sobre a relevância da segurança no trânsito como forma de prevenir acidentes e infrações.
O evento foi dividido em três momentos, envolvendo públicos diferentes, e focou a responsabilidade e o compromisso social em relação ao trânsito, trabalhados através de diversidade cultural, prevendo a formação de multiplicadores em várias esferas.
 No período da manhã as orientações foram ministradas na Escola Estadual Interventor Ubaldo Bezerra de Melo, para professores e mais de 150 estudantes do ensino médio. Na parte da tarde, alunos do ensino infantil, que lotaram o Ginásio de Esportes Aderson Eloy de Almeida, receberam instruções do grupo Mucartes “Trupe, Três em Trânsito”, do setor de educação do DETRAN/RN e a noite, taxistas e mototaxistas compareceram a Estação Cultural Prefeito Roberto Varela, para aprender sobre o assunto através da palestra “Motorista do Bem”, conduzida pelo agente de trânsito, Antônio Carlos.
“A municipalização do trânsito exige a aplicabilidade de regras que estamos adotando e instruindo a população para que a mesma se adapte a nova realidade, esse processo vem sendo efetuado com várias iniciativas da Comutran que vão desde a capacitação dos nossos agentes de trânsito, conscientização dos cearamirinenses e readequações com intervenções que geram mudanças, posso dizer que estamos colhendo os resultados, essa grande ação, mostrou o interesse da coletividade”, destaca Rilton Júnior, secretário de Defesa Social.
De acordo a Coordenadoria Municipal, o trabalho é constante e vem sendo intensificado diariamente, com programações diversas, a próxima, tem agendamento para domingo (26), quando a sinalização vertical, de algumas avenidas e ruas do centro da cidade devem ser instaladas.
Voo Natal/Cabo Verde já tem data para iniciar 
O governador Robinson Faria recebeu no início da tarde desta quinta-feira (23) o CEO da companhia Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV), Arik De, para falar sobre detalhes do voo semanal que partirá de Natal com destino à Ilha do Sal (Cabo Verde) e começará a operar em 30 de outubro de 2015. Também participaram do encontro o secretário de Estado do Turismo, Ruy Gaspar, e a diretora da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), Ana Maria da Costa.
De Cabo verde, após apenas três horas e meia de voo, o turista poderá fazer conexões, através do Hub da TACV, para cidades da Europa como Paris (França), Lisboa (Portugal), Amsterdã (Holanda) e Bérgamo (Itália).
A TACV, juntamente com o Governo do RN, já está trabalhando na divulgação do voo e no lançamento. Uma das estratégias de divulgação é a viagem inaugural com o trade turístico do estado e da Europa, previsto para setembro.
Robinson Faria ressaltou a importância de mais essa conquista para o Rio Grande do Norte e reiterou o apoio à Companhia na divulgação de mais esse dispositivo turístico. “Essa parceria será muito boa para o Estado, pois vai atrair mais turistas, e consequentemente, investimentos. Vamos nos unir e definir um plano para divulgar o RN como destino para a Europa”, destacou. 
DESCENTRALIZANDO AS AÇÕES
Próxima segunda feira, 27, Prefeitura Municipal de Pureza, através da Secretaria de saúde, realizará no distrito de Cana Brava, Ação Cidadão com vários serviços. Por exemplo, cadastramento para Farmácia Popular, aplicação de flúor, palestra, corte de cabelo e distribuição de kits de material odontológico para as crianças. A secretaria Municipal de Assistência Social também estará presente. ‘Estamos descentralizando nossas ações para atender melhor nossa população’, disse a Prefeita Edilma.  
RUÍU...
Quem passa na estrada que liga RN 306 a BR 101, no trecho próximo ao Assentamento Novo Horizonte, a parada de ônibus completa 10 dias que seu teto caiu e, até o momento, se quer o material foi retirado. Atenção Secretário de Obras de Maxaranguape!!! A palavra com voce!!