quinta-feira, 6 de julho de 2017

Reinício...

Obras do Abatedouro Público de Ceará-Mirim seguem avançando
Desde que as obras do abatedouro Público de Ceará-Mirim foram retomadas, em dia 16 de maio passado, a Prefeitura que fez várias solicitações por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura e Pesca, para que isso ocorresse, vem acompanhando de perto o andamento dos trabalhos na perspectiva da sua conclusão.
O equipamento está sendo erguido em um terreno doado pelo atual prefeito do município, Marconi Barretto, na comunidade rural de Gameleira, sob a responsabilidade do Governo do Estado através 
da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca e EMATER, obedecendo os critérios de um modelo padrão determinado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário.  A unidade de Ceará-Mirim terá capacidade para abater 100 bovinos/dia, além de animais de pequeno porte (ovinos, caprinos e suínos), sendo uma média de 6.000 animais mês, servindo de suporte para Região da Grande Natal.
Preocupada com a qualidade da carne que chega à mesa do consumidor, por ser abatida clandestinamente no município, a Secretária de Agricultura já acionou o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN - IDIARN, órgão estadual a quem compete a fiscalização, no intuito de obter um levantamento da quantidade de abates existentes no município.
De acordo com o titular da pasta, Francisco Flávio, o prefeito tem demonstrando interesse em desenvolver a cadeia produtiva, aproveitando as vísceras e o couro dos animais, o que seria economicamente viável e rentável para Ceará-Mirim. Por outro lado, a Prefeitura também começa a  investir na capacitação dos profissionais da área, visando a funcionalidade e a prestação do bom serviço à população. 

“É gratificante acompanhar o andamento de uma obra tão importante para o município, principalmente pela questão sanitária, porque o prefeito está preocupado com a qualidade da carne consumida pela população, por insistimos junto a EMATER para que a obra fosse retomada” frisa o secretário.  Fonte: DMCS

Nenhum comentário: